Conhecer os materiais de fabricação de uma camisa, calça ou short é o primeiro passo para sair do pensamento de manada que existe na sociedade, onde qualquer camisa serve para ser usada na vida inteira. 

Por esse motivo, o algodão egípicio será destrinchado de maneira que você possa aprender e compartilhar para as pessoas que você considera importante socialmente.


Origem do Algodão Egípcio


Datado de mais de 5 mil anos atrás, sua origem não foi primeiramente no Egito, mas levado até lá através da Índia. Este importante Polo de comercialização de linho não demorou muito para esses se “apropriarem” do tecido.

Com avançadas técnicas de produção, desenvolveram o produto até se adaptar ao ambiente com poucas chuvas próximo ao rio Nilo.

No Brasil, mesmo antes da chegada dos portugueses, havia uma cultura próxima disso. Onde os indígenas plantavam, colhiam, tingiam e usavam tear para produzir produtos nativos como redes ou roupas locais.

Atualmente, o país tenta desenvolver sua produção, que está centralizada entre Estados Unidos e Egito. Possibilitando assim, a popularização ainda maior desses produtos de ótima qualidade.


Limitando o uso do tecido para uma vida útil cada vez menor depois das primeiras lavagens.

O tripé dos benefícios do Algodão Egípicio se subdividem em:

Conforto: Como a matéria prima é manual, o toque humano torna o produto uma obra prima que facilita seu uso em diversas ocasiões.

Durabilidade: Com um tamanho de fibra indo de 3,5 cm a 5 cm, você pode ficar tranquilo que não será na primeira lavada que o produto irá começar a apresentar aberturas ou rasgos.

Resistência: Este ponto é fundamental, visto que você não precisa vestir uma armadura medieval para fazer a roupa durar por mais tempo. Estes cuidados com o Algodão, são usados para vários tipos de produtos como produtos de cama e banho

Sofisticação: Em todas as peças feitas com este produto, a sofisticação estará presente, quase como comprar sem nem precisar olhar e saber que ficará bom ao vesti-lo.

Praticidade: quem lava suas próprias roupas sabe a dificuldade de usar determinados pano, há muitos que na primeira começam a dar dor de cabeça e com certeza isso não será seu dia a dia com o Algodão Egípicio.

Como lavar o Algodão Egípcio

Com estas fibras longas e resistentes, a maciez não deve ser perdida ao colocar na sua máquina de lavar. 

A primeira coisa a se fazer é não misturar com outros produtos como por exemplo o sintético. 

Não sobrecarregando nem a máquina nem o material que ela é feito. Depois disso, coloque para secar em áreas que não tomem sol. Preservando assim, as cores que são o toque especial de cada camisa.

Este fator não significa expor a baixíssimas temperaturas, o equilíbrio ao contrário de extremos é o segredo para qualquer área em nossa vida e a lavagem não fica de fora.

Você não precisa construir pirâmides para se sentir bem consigo mesmo. Por isso, já deve ter compreendido os benefícios e qualidades dos tecidos egípcios.

Para continuar tendo acesso ao melhor conteúdo, acesse nossas redes sociais @usedomno. Faça e tenha acesso aos melhores tipos de conteúdos, peças entre outras coisas que circundam a moda.



13 de junho de 2022 — Domno Maceio