O que é o câncer de próstata?

É um tumor que afeta a próstata, podendo ser causado devido a herança genética, alterações hormonais ou infecções de vírus ou bactérias. Essa doença é mais comum em homens com mais de 40 anos, porém, há a possibilidade de surgir mais cedo, principalmente quando se tem histórico do câncer de próstata na família.


O tratamento da doença é feito com cirurgia para retirar o tumor, sendo necessário em alguns casos remover a próstata toda. Há alguns agentes que potencializam as chances de desenvolvimento da doença, como a idade, a cor da pele, o histórico de câncer na família e a obesidade.

“APÓS O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA, É NECESSÁRIO FAZER O ESTADIAMENTO DA DOENÇA. SÃO DUAS AS PRINCIPAIS OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA. A RADIOTERAPIA E A CIRURGIA RADICAL.”

O Dr. Carlos Corradi, médico urologista, chefe do Departamento de Urooncologia da Sociedade Brasileira de Urologia comenta sobre o tratamento da doença.

O que é a próstata?

A próstata é a glândula sexual masculina que cresce naturalmente ao longo da vida e está localizada estrategicamente abaixo da bexiga. A função dessa glândula é produzir o esperma, ou seja, o líquido seminal.

Devido à ação da testosterona, a próstata começa a se desenvolver durante a juventude e cresce até chegar ao seu tamanho médio, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides. Por isso, é imprescindível realizar exames regularmente a partir dos 40 anos para identificar precocemente possíveis problemas na próstata e alcançar a cura.


Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando alguns sinais começam a ser percebidos o tumor pode estar em uma fase avançada, e esta é a importância da prevenção e dos cuidados, pois caso o homem seja diagnosticado com o câncer de próstata, o alcance da cura se torna menos complicado. Geralmente, os sintomas da doença são dores ao urinar, dores ósseas, presença de sangue na urina e/ou no sêmen e vontade de mictar com frequência.

“QUANDO HOUVER ALGUM SINTOMA URINÁRIO OU SEXUAL MASCULINO, É IDEAL CONSIDERAR QUE PODE HAVER UM PROBLEMA REAL, QUE DEVE SER AVALIADO PELO UROLOGISTA.”

O Dr. Luiz Takano, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia fala sobre o câncer de próstata.

Como prevenir o câncer de próstata?

Os hábitos saudáveis são ótimos meios para diminuir o risco de adquirir o tumor ao longo da vida. A boa alimentação através de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais promove uma dieta rica e com menos gordura, ajudando a diminuir o risco de câncer. 

Praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também ajudam a prevenir o câncer de próstata. Essas são algumas precauções recomendadas para evitar a doença e impedir que o tumor invada outros órgãos, como os ossos, os fígados, os pulmões e até o cérebro. É válido ressaltar que 25% dos pacientes com câncer de próstata vão a óbito.

A Domno apoia a conscientização e o combate ao câncer de próstata, visto que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2021 foram esperados 65.840 novos casos, porém, muitos podem nem ter sido diagnosticados. Nos siga no Instagram e acompanhe mais sobre o Novembro Azul em @usesomno.

 

14 de outubro de 2022 — Domno Maceio